sábado, 9 de abril de 2011

Delacroix, Richard Wagner e Jacques-Louis David

Fantasia àrabe, de Delacroix

Dirceu Villa, em "Escritos Sobre Arte" de Baudelaire (pág. 27):

"Delacroix é um dos pintores mais intensos da pintura francesa. Contraposto à delicadeza de caixa de música dos quadros adoráveis de Watteau, que compunham uma sociedade do gosto superficial e requintado, Delacroix visitará as terras do heroísmo e da revolução, e irá do exótico e peregrino ao auto-retrato de linhas dramáticas. O equivalente disso para Baudelaire em música é Wagner. Não por acaso, Baudelaire, que não era crítico musical tão pronto como crítico de arte, escreveu a Wagner que passagens de sua música o faziam imaginar um vermelho profundo.
Podemos encontrar o equivalente visual da música trágica e poderosa de Wagner na pintura de Delacroix. Basta lembrar de Fantasia àrabe, quando inscrito no Salão de 1834, no qual o céu de batalha, cor de terra e alaranjado, encontra uma equivalência visual de sua intensidade no cavalo negro do árabe em primeiro plano, que se empina à vista do tumulto. Sua pintura é construída um passo além daquela que, dois séculos antes dele, se propunha como o contraste dramático, fosse da escuridão com luzes fortes e focalizadas, fosse o aproveitamento também dramático das diagonais no quadro."





Juramentos dos horácios - Jacques-Louis David
E Baudelaire afirma que a grandeza de Delacroix está em pintar o invisível: certamente. Outro pintir que menciona entre os grandes franceses é Jacques-Louis David. David tem escopo maior; como Delacroix, ele também pinta o invisível, mas um invisível de "fria" alegoria, de fixidez estatutária, como vemos no famoso Juramento de horácios, de 1784, e não a velocidade e paixão, como Delacroix, de quem Baudelaire sabiamente diz: "Ele fez isso - observe-o bem, senhor - sem outros meios além do contorno e da cor; ele o fez melhor do que ninguém; ele o fez com a perfeição de um pintor consumado, com o rigor de um literato  sutil, com a eloqüência de um músico apaixonado".

Nenhum comentário: